Cores do F-15 na USAF
Olá amigo modelista, tudo bem?
Hoje vamos fazer algo novo por aqui, comentar a linha do tempo da pintura de um avião, e o modelo escolhido foi o tradicionalíssimo F-15 Eagle da Força Aérea dos EUA.
Com primeiro voo registrado em 1972, e introduzido em serviço no dia 9 de janeiro de 1976, o F-15 Eagle é um caça de superioridade aérea desenvolvido para operar em todas as condições meteorológicas, cumprindo uma diversa gama de funções. Aliando potência, alcance, armamento pesado e variado, além de uma aviônica moderna desde seus primórdios, que segue sendo atualizada até os dias atuais, o Eagle é um verdadeiro sucesso. Impulsionado por dois motores PW F100-100 ou F100-200, o Eagle atinge uma velocidade máxima de 2665 km/h, tendo alcance de até 1200 milhas quando equipado, ou 3450 milhas para fins de translado, além de atingir até 65 mil pés com uma razão de subida de incríveis 250 metros por segundo.
Vejamos agora as principais cores e variações operadas pela USAF em seus modelos de F-15 desde os primórdios de sua operação até os dias atuais:
A primeira versão do Eagle a entrar em serviço foi a variante F-15A. Inicialmente, a USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) pintou suas aeronaves num padrão conhecido como Air Superiority Blue (Azul da Superioridade Aérea), utilizando predominantemente a cor Federal Standard FS 35450. Se você estivesse próximo à alguma base aérea no Arizona nos anos 70, muito provavelmente iria ver diversos Eagles inteiramente pintados neste tom de azul claro voando para lá e para cá.
Infelizmente, este padrão de pintura demonstrou baixa efetividade e rapidamente foi substituído pelo então Ghost Grey Scheme.
Num período onde a U.S. Navy ainda operava suas aeronaves com as pinturas clássicas em Gull Grey e Insignia White, a USAF começou a pintar seus F-15 com os (hoje utilizados pela US Navy) tons de FS 36375 Light Ghost Grey e FS 36320 Dark Ghost Grey. Estas duas versões de cinza-azulado são muito parecidas, e olhando de longe, era bastante difícil distinguir duas cores no avião. O padrão Ghost Grey foi amplamente utilizado durante os anos 80 e início da década de 90. A grande maioria dos F-15C que realizaram missões durante a Guerra do Golfo estavam pintados com este padrão de pintura.
A pintura Ghost Grey Scheme da USAF também atende os F-15 de Israel e do Japão, quando nas versões predominantemente cinzas.
No final dos anos 90, a USAF viu a necessidade de atualizar novamente a pintura de seus aviões. O desenho da camuflagem praticamente foi mantido, porém, as cores foram revisadas, dando lugar ao chamado Mod Eagle Scheme, que utiliza as cores Federal Standard FS 36251 (a mais clara da camuflagem) e FS 36176 (a cor superior, mais escura). Este esquema de pintura é utilizado até hoje por diversos F-15 da USAF.
Enquanto isso, a versão F-15E Strike Eagle, variante de ataque pesado ao solo da aeronave, é pintada com um único tom de cinza escuro, o FS 36118 Gunship Grey.
F-15E Strike Eagle
Nos anos 80 iniciou-se um programa entre a Força Aérea dos EUA e o Centro Logístico Warner Robins, chamado Programa de Aperfeiçoamento em Vários Estágios (Multi-Stage Improvement Program), hoje conhecido pela sua segunda etapa, tradicionalmente chamada de MSIP II. O objetivo do programa era atualizar aeronaves F-15C/D com o radar APG-70, permitindo a aeronave operar o míssil AIM-120 AMRAAM. As aeronaves que participaram desse programa de atualizações receberam toda a eletrônica e aparelhagem necessárias para operar tal armamento, que foi introduzido em serviço no início da década de 1990. Desta forma, foi possível que modelos mais antigos do Eagle interceptador pudessem operar um equipamento bastante moderno e atualizado. Outra parte do programa MSIP II foi todo o trabalho de redução de vulnerabilidade dos rádios UHF da aeronave à interferência do inimigo, introduzindo técnicas de espalhamento de espectro e uso de uma antena de direção nula.
A primeira aeronave MSIP II foi o F-15C serial number 84-001, que voou pela primeira vez em junho de 1985. Apesar do míssil AIM-120 ainda não estar disponível na ocasião da Guerra no Golfo em 1991, diversos modelos F-15C MSIP II foram despachados ao conflito e alcançaram uma impressionante taxa de abates contra aeronaves do Iraque. O sistema de radar era supostamente tão bom que podia ser capaz de identificar aeronaves por modelo e até mesmo subvariante. De acordo com documentos oficiais, não houve incidentes de fogo amigo durante este conflito. Os modelos MSIP II contam com uma pintura semelhante ao Mod Eagle Scheme, mantendo o tom mais claro em FS 36251, porém, a cor superior da camuflagem é substituída pelo tom FS 35109, muito mais azulado que o anterior FS 36176.
F-15C MSIP II. Repare o tom azulado da camuflagem.
F-15EX, vida longa à águia:
A versão mais atual operada pela USAF é o F-15EX, cuja primeira entrega ocorreu em março de 2021. Em fotos, é possível reparar que o padrão Mod Eagle é mantido nesta aeronave.
O F-15 EX.
Versões Agressor:
O F-15 é utilizado há bastante tempo por esquadrões do tipo Agressor da USAF na missão de treinar novos pilotos caçadores. Vamos conhecer as versões mais populares:
Esta versão de camuflagem utiliza predominantemente os tons Federal Standard FS 30140, FS 30279, FS 36176 e FS 36251 em sua pintura.
Esta camuflagem utiliza predominantemente os tons Federal Standard FS 35450, FS 35109, FS 36176 e FS 36251.
Pintura do Radome e interior do F-15:
Vale lembrarmos que o radome ("bico") do F-15 é pintado com uma tinta especial para não afetar o funcionamento do radar, e quando o avião passa pelo processo de pintura, normalmente o radome não é pintado, gerando uma comum variação no tom de cinza da pintura. Você pode misturar um pouco de preto ao tom de cinza que utilizou na camuflagem, ou então utilizar o tom de FS 36270, que se aproxima bastante da cor original do radome.
Para pintar o cockpit, a cor que mais se assemelha à utilizada no F-15 real é o FS 36231, cor utilizada para pintura do interior de boa parte dos aviões dos anos 60 até os dias atuais. No F-15, algumas partes do cockpit possuem uma pintura azul metálica bastante característica. Uma forma de reproduzi-la é utilizar o tom metálico Japonês da Segunda Guerra Mundial.
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Espero que este artigo seja útil na hora de escolher as cores e preparar a pintura do F-15 que você tiver em sua bancada. É um avião muito bonito, com boas dimensões em qualquer escala, que certamente lhe proporcionará bons momentos no plastimodelismo.
Dúvidas, críticas, sugestões, inclusive de temas para novos artigos como este, estamos sempre à disposição. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail tintastomcolors@gmail.com ou pelo WhatsApp (14) 9 8122-2459.
Boas pinturas e Happy Modelling!
Tom Colors Modelismo