Insígnias Norte-Americanas e sua linha do tempo
A evolução das insígnias Norte-Americanas durante a Segunda Guerra Mundial
Olá amigo modelista, tudo bem?
Montando modelos norte-americanos que operaram durante o período da Segunda Guerra Mundial, podemos perceber a existência de diversas insígnias diferentes entre si. Cada uma tem seu motivo e poréns, e neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto.
No período entre 1919 e 1942, a Insígnia utilizada por aeronaves Norte-Americanas, tanto pela então USAAF (Força Aérea do Exército dos Estados Unidos) quanto pela US Navy (Marinha dos Estados Unidos) era circular, com fundo azul, estrela branca e um pequeno círculo vermelho ao centro.
Em 1942, com o início da guerra contra o Japão, o governo dos EUA determinou a remoção do círculo vermelho, a fim de evitar confusão com a insígnia do Japão (Hinomaru, o tradicional círculo vermelho, por vezes com borda branca). As faixas vermelho e branco, que por vezes eram aplicadas nos estabilizadores verticais das aeronaves também foram removidas, pelo mesmo motivo. A insígnia permaneceu apenas com o círculo azul e estrela branca até junho de 1943.
Vale destacar que por um curto período de tempo, ainda em 1942, principalmente durante a Operação Tocha, no norte da África, a insígnia recebeu uma borda amarela, inspirada nas aeronaves Inglesas, que também participavam da operação.
Em 1943, estudos apontaram que à distância, o formato da insígnia era mais importante que suas cores, no quesito de facilitar a visualização a olho nu. Sendo assim, as aeronaves passaram a ter barras brancas pintadas ao lado do círculo azul. Neste mesmo período, a borda da insígnia passou a ser pintada em vermelho.
Alguns meses depois, em agosto de 1943, a insígnia deixou de ostentar a borda vermelha, e passou a ter sua borda pintada na mesma cor Insignia Blue do círculo da insígnia, permanecendo assim até 1947.
Após 1947, a insígnia passou por nova alteração, contando agora com uma listra vermelha no interior da barra branca, tornando-se o tradicional Star n Bars, utilizado até os dias atuais pela USAF, seja nos padrões de alta visibilidade, seja nos padrões de baixa visibilidade.
As cores utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial para pintura de insígnia foram ANA 601 Insignia White, ANA 605 Insignia Blue, ANA 614 Orange Yellow e ANA 619 Insignia Red.
Para todos estes períodos e mudanças de insígnia das aeronaves Norte-Americanas, a Tom Colors possui em sua linha as máscaras de pintura NeoMask.
Com a NeoMask, é possível pintar a insígnia ao invés de utilizar o tradicional decalque. Com um único set, é possível pintar pelo menos 4 aeronaves, já que as máscaras são fornecidas em 4 unidades por tamanho e dimensão, podendo ser reutilizada mais de 4 vezes cada máscara.
Os sets da NeoMask disponibilizam todas as dimensões que tal insígnia foi utilizada, além de ser desenvolvida com material translúcido, facilitando o posicionamento do material em seu modelo, e ter cola amena, que não danifica nem deixa marcas na pintura do modelo.
Para conhecer toda nossa linha de máscaras NeoMask e ganhar um super desconto de 5% na compra de qualquer set NeoMask em nosso site, clique aqui.
Utilize o cupom de desconto "euusoneomask" para garantir o desconto em sua compra.
Aproveite para conhecer também nosso set de máscara para pintura de rodas e círculos. Com ele, é possível mascarar e pintar pneus ou cubos de qualquer roda, em qualquer escala, sem dificuldade.
São 135 máscaras, em 27 dimensões, totalmente reutilizável. É basicamente um produto para a vida toda.
Conte com a Tom Colors para colorir seu hobby!